O que é IRC?
A decoração de ambientes, a escolha das frutas em um supermercado, a realização de uma maquiagem, a exposição de quadros e esculturas, a escolha de roupas em uma loja, são exemplos de atividades do nosso dia-a-dia em que a identificação correta das cores é um dos pontos importantes, portanto se você quiser ver as cores reais dos objetos, preste atenção no IRC da lâmpada utilizada.

Mas afinal, o que é IRC? IRC ou Índice de Reprodução de Cor é a escala (de 0 a 100) utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos.

Lâmpadas com IRC na escala entre 80 a 100 são as que reproduzem mais fielmente as cores vistas na decoração ou nos produtos, independente da sua Temperatura de Cor (K). 




Podemos citar o Sol, que juntamente com as lâmpadas incandescentes e halógenas (dicróica, por exemplo), apresentam o melhor Índice de Reprodução de Cor, ou seja, IRC 100.

Por outro lado, se tentarmos identificar a cor de um objeto em uma rua iluminada com lâmpadas vapor de sódio (aquelas com luz amarela), dificilmente perceberemos a cor com fidelidade, porque elas apresentam baixo Índice de Reprodução de Cor, ou seja, IRC 25.